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quarta-feira, outubro 10, 2007
Não sei até onde esse texto será comrpeendido, mas vale a leitura

KENDÔ E DIGNIDADE

Por: MORIJI MOCHIDA – Hanshi de Daí Nihon Butoku Kai

Poderemos traçar vários objetivos para o treinamento austero de Kendô.

É ensinado sobre a importância de “Daí”, “Kyoo”, “Soku”, “Kei”.

Este é um ensinamento muito importante na prática de Kendô, golpe grande, golpe forte, golpe rápido e golpe com leveza.

É muito importante ser forte no Kendô , mas apenas isto parece faltar algo, pois deve praticar um Kendô forte e com dignidade.

Podemos sentir e comentar que um praticante tem ou não a dignidade, mas torna-se difícil mostrar e explicar com clareza. Se comparar com uma flor a dignidade poderia ser o aroma. Se comparar com a luz seria como o seu reflexo.

A flor sem o seu esplendor, não teria o aroma agradável. A luz se não for intensa, não é possível refletir.

Sendo assim a dignidade provem do correto coração, da intenção transparente que emana com ar de nobreza.

Não há nada mais nobre como uma pessoa praticando com seriedade, concentrando-se ao máximo e entrando no estado de alfa.

Não há dignidade sem a prática com seriedade.

Não desprezar um só golpe, apenas praticar com seriedade e concentração. Se continuar assim , poderá tornar-se um exímio praticante sem nem mesmo tendo objetivado para tanto. Assim conseguirá treinar com dignidade sem nem mesmo estivesse à procura.

É preciso praticar no dia a dia com o máximo esforço e seriedade, como se estivesse treinando diante das divindades.

Ao se apegar demais na vitória, perde-se a dignidade. Praticando com o sentimento obscuro e individualismo não consegue obter a dignidade.

Ao analisar pelo lado da aparência externa, se não colocar corretamente o Keikogui ou Boogu parece faltar a dignidade. Postura incorreta e movimento brusco desonram a dignidade.

Kendô começa e termina com “Rei”. Não há dignidade distanciando – se do “Rei”.

Como é ensinado: “Se o coração estiver coreto, o Kendô também será”, podemos entender que a forma externa e o sentimento interno devem se completar. Senão não conseguirão praticar um Kendô correto, maravilhoso e com dignidade.

Para cultivar a dignidade é preciso avaliar a determinação. Por exemplo a determinação de aniquilar o oponente sem lutar, ou a determinação de engolir o Universo com a boca, com isto a dignidade também aumentará de tamanho.

Quero comentar que, enquanto estiver pensando que o Kendô é apenas troca de golpes de espada de bambu, não obterá a verdadeira dignidade.

É preciso avançar com ideal correto na prática da ascese, conscientizando-se que este caminho é uma enorme e sublime estrada que transpassa o grande ideal contido nas Leis da natureza.

O Kendô praticado com o grande ideal e sem, traz uma enorme diferença na dignidade. Porém forçar para conseguir não trará benefício algum, pois a dignidade não se obtém de um dia para outro.

É preciso lapidar o coração, cultivar o espírito e com o progresso do sentimento e técnica conseguirá obter a dignidade.

Emanando a dignidade refinada, conseguirá um aroma agradável da personalidade onde a luz refletirá intensamente e todos ao redor não conseguirão evitar o borbulhar do sentimento de profundo respeito.

Desejo de coração que o Kendô dos praticantes contenha a força e dignidade em conjunto, semelhante à espada japonesa que não quebra e não entorta com facilidade, com corte tão afiada capaz de cortar até ferro, com “Nie” e “Nioi”, de beleza e dignidade sublime e indescritível.