![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]()

Por: MORIJI MOCHIDA – Hanshi de Daí Nihon Butoku Kai
Poderemos traçar vários objetivos para o treinamento austero de Kendô.
É ensinado sobre a importância de “Daí”, “Kyoo”, “Soku”, “Kei”.
Este é um ensinamento muito importante na prática de Kendô, golpe grande, golpe forte, golpe rápido e golpe com leveza.
É muito importante ser forte no Kendô , mas apenas isto parece faltar algo, pois deve praticar um Kendô forte e com dignidade.
Podemos sentir e comentar que um praticante tem ou não a dignidade, mas torna-se difícil mostrar e explicar com clareza. Se comparar com uma flor a dignidade poderia ser o aroma. Se comparar com a luz seria como o seu reflexo.
A flor sem o seu esplendor, não teria o aroma agradável. A luz se não for intensa, não é possível refletir.
Sendo assim a dignidade provem do correto coração, da intenção transparente que emana com ar de nobreza.
Não há nada mais nobre como uma pessoa praticando com seriedade, concentrando-se ao máximo e entrando no estado de alfa.
Não há dignidade sem a prática com seriedade.
Não desprezar um só golpe, apenas praticar com seriedade e concentração. Se continuar assim , poderá tornar-se um exímio praticante sem nem mesmo tendo objetivado para tanto. Assim conseguirá treinar com dignidade sem nem mesmo estivesse à procura.
É preciso praticar no dia a dia com o máximo esforço e seriedade, como se estivesse treinando diante das divindades.
Ao se apegar demais na vitória, perde-se a dignidade. Praticando com o sentimento obscuro e individualismo não consegue obter a dignidade.
Ao analisar pelo lado da aparência externa, se não colocar corretamente o Keikogui ou Boogu parece faltar a dignidade. Postura incorreta e movimento brusco desonram a dignidade.
Kendô começa e termina com “Rei”. Não há dignidade distanciando – se do “Rei”.
Como é ensinado: “Se o coração estiver coreto, o Kendô também será”, podemos entender que a forma externa e o sentimento interno devem se completar. Senão não conseguirão praticar um Kendô correto, maravilhoso e com dignidade.
Para cultivar a dignidade é preciso avaliar a determinação. Por exemplo a determinação de aniquilar o oponente sem lutar, ou a determinação de engolir o Universo com a boca, com isto a dignidade também aumentará de tamanho.
Quero comentar que, enquanto estiver pensando que o Kendô é apenas troca de golpes de espada de bambu, não obterá a verdadeira dignidade.
É preciso avançar com ideal correto na prática da ascese, conscientizando-se que este caminho é uma enorme e sublime estrada que transpassa o grande ideal contido nas Leis da natureza.
O Kendô praticado com o grande ideal e sem, traz uma enorme diferença na dignidade. Porém forçar para conseguir não trará benefício algum, pois a dignidade não se obtém de um dia para outro.
É preciso lapidar o coração, cultivar o espírito e com o progresso do sentimento e técnica conseguirá obter a dignidade.
Emanando a dignidade refinada, conseguirá um aroma agradável da personalidade onde a luz refletirá intensamente e todos ao redor não conseguirão evitar o borbulhar do sentimento de profundo respeito.
Desejo de coração que o Kendô dos praticantes contenha a força e dignidade em conjunto, semelhante à espada japonesa que não quebra e não entorta com facilidade, com corte tão afiada capaz de cortar até ferro, com “Nie” e “Nioi”, de beleza e dignidade sublime e indescritível.